seo para youtube

Quer alavancar o número de inscritos do seu canal no Youtube, ou simplesmente aumentar a popularidade do seu negócio através deste buscador de vídeos? Saiba que para isso, além de produzir conteúdo de qualidade, também é preciso conhecer as técnicas de SEO para Youtube.

Hoje, o consumo audiovisual já assumiu um grande papel dentro do marketing digital. Ou seja, por proporcionar aprendizado de forma passiva, os usuários estão buscando cada vez mais conteúdo neste formato. Assim, neste cenário, se você pretende atender essas novas exigências do mercado, é preciso investir na maior plataforma para buscas de conteúdo audiovisual da internet – o Youtube.

Contudo, assim como o Google, o Youtube também possui seus mecanismos de busca. Logo, quem tem a pretensão de colocar seus vídeos nas primeiras posições, precisa conhecer os fatores de ranqueamento deste canal.

Pensando nisso, este artigo mostrará tudo para que você atinja as primeiras posições desta plataforma e, enfim, aumente seu tráfego e conversões fazendo SEO para Youtube.

O que você ganha investindo em SEO para Youtube

Antes de conferir as nossas dicas, entenda que o SEO para Youtube é a melhor maneira de atingir o seu público em um dos canais que mais crescem na internet. Portanto veja algumas vantagens em investir seu tempo nestas estratégias.

Coloca a sua marca no melhor canal para conteúdo audiovisual

Em 2018, o Youtube está bateu a marca de quase 2 bilhões de espectadores. E isso, mais do que tudo, mostra como está a procura na internet por recursos audiovisuais. Assim, independentemente do seu nicho, saiba que pelo menos uma parcela do seu público já tem cadastro nesta plataforma. Mas, para conquistar engajamento, estar nas primeiras posições de busca é crucial.

Aparece no Google

Poucos lembram, mas fazer SEO para Youtube também gera tráfego do Google. Isso acontece porque o maior buscador da internet, analisando algumas palavras-chave, entende que um conteúdo audiovisual pode ser a melhor solução. No entanto vale a pena ressaltar que apenas os vídeos melhores ranqueados conseguem este feito.

Faz integração com outros canais

Aumentar o tráfego e o número de inscritos no Youtube é uma ótima oportunidade de gerar autoridade na internet. Ou seja, você não deve limitar o sucesso do seu conteúdo audiovisual, pois a partir dele é possível fazer a integração com outros grandes canais – como Facebook e blogs – e assim aumentar a sua popularidade na internet.

Então, dado estes três benefícios, não perca tempo e comece já a fortalecer a sua marca com as dicas que abordaremos a seguir.

Como fazer SEO para Youtube para seus vídeos

Você já teve algum contato com o SEO utilizado para os conteúdos do Google? Se sim, provavelmente vai se familiarizar com alguns termos que serão citados. Porém, se você não tem nenhum conhecimento sobre estas estratégias, não se preocupe. Neste artigo traremos conceitos e exemplos reais que você saiba tudo sobre o

para Youtube.

Para isso organizamos as nossas dicas em duas categorias: as focadas nos robôs de busca e as que focam na experiência do usuário. Mas, como nada na internet trabalha isoladamente, não se assuste caso identifique algumas informações que são válidas para ambas as situações.

Focando nos mecanismos de busca

O Youtube, assim como qualquer outro buscador, tem como objetivo principal proporcionar a melhor experiência ao usuário. Logo, você precisa entender que a seleção de resultados não é feita aleatoriamente. Ou seja, este canal tem o seu próprio algoritmo (com critérios não necessariamente idênticos aos do Google), o qual determina a relevância do conteúdo de acordo com cada pesquisa.

Pesquise palavras-chave

No Google, no Bing, na Amazon ou em qualquer plataforma de pesquisa da internet as palavras-chave são importantes. Isso porque elas descrevem a intenção do usuário. Então, ao criar os seus conteúdos audiovisuais, as pesquisas do seu público devem ser levadas em consideração.

Apesar de “palavras-chave” ser um conceito geral, as buscas que são feitas para encontrar vídeos podem ser diferentes das que procuram textos, por exemplo. Então como encontrar as melhores palavras-chave para Youtube?

Primeiramente, você pode gerar novos insights analisando os concorrentes e até o próprio autocomplete do Youtube. Porém, aqui no nosso blog temos uma lista com as melhores ferramentas de palavras-chave e, entre elas, sugerimos algumas que fornecem dados específicos para Youtube, como o Soolve e o Keyword.io.

Escreva descrições

No ambiente digital não existe nenhum robô de busca que leia com precisão áudios, vídeos ou imagens. Portanto o SEO para Youtube utiliza, mais do que o próprio vídeo, campos de texto para determinar a relevância do seu conteúdo. Em vista disso, o primeiro que iremos citar, é a descrição.

Cada publicação no Youtube disponibiliza um campo de descrição. E, a partir do momento que as redigimos utilizando as palavras-chave mais pesquisadas, os robôs deste canal entenderão do que se trata o vídeo.

Crie bons títulos

Escrever um bom título é essencial para causar uma boa impressão ao usuário. Mas, além de atrair a atenção, ele também deve ser escrito pensando no algoritmo de busca. Para tanto, utilize as palavras-chave em foco para torná-lo mais encontrável. E, para inseri-las da melhor maneira possível observe os padrões utilizados pelos maiores players.

Defina o nome do arquivo

Aqui, pensando somente em fornecer mais informações aos buscadores, sempre renomeie o arquivo (de preferência da mesma forma que o título) antes de fazer o upload. Por exemplo: “como fazer bolo de chocolate.mp4”

Selecione as melhores tags  

Outro fator que ajuda na indexação dos vídeos, e que não deve ser deixado de lado, são as tags. A inclusão delas, além de ajudar a mostrar quais são as palavras-chave foco do seu conteúdo, também auxiliam o buscador a selecionar a lista de vídeos relacionados.

E, para explicar melhor a importância delas para o SEO para Youtube, separamos duas dicas de ouro:

1-   Dentro do seu nicho, verifique os vídeos com bons números de acessos e usufrua do tráfego deles. Ou seja, uma vez que as tags do seu vídeo são iguais às do concorrente, ambos serão sugeridos pelo próprio Youtube.

2-   Mas, caso deseje que os vídeos relacionados sejam outros do seu próprio canal, invente uma tag. Isso mesmo, crie uma que apenas você conheça, utilize aleatoriamente números e letras, e assim informe ao algoritmo quais vídeos deveriam aparecer na barra lateral de sugestões.

Ative as legendas automáticas

Já que as legendas promovem acessibilidade aos surdos, por exemplo, ela poderia ser uma das dicas mais relevantes em: “Focando na experiência do usuário”. Mas, como estamos falando de um recurso automático do Youtube, que oferece resultados imprecisos, decidimos colocá-la no tópico focado principalmente nos mecanismos de busca.

Divulgue em outros canais

Você já utiliza o e-mail marketing e redes sociai para divulgar um novo artigo ou vender um produto? Então por que não os utilizar para o seu vídeo?

Vídeos mais acessados ganham mais popularidade no Youtube. Portanto, se você quer fazer SEO para Youtube, não basta apenas utilizar o próprio canal. Dispare e-mails, compartilhe nas redes sociais e faça todo o tipo de divulgação. Mesmo que outbound, isso irá ajudar o vídeo a alcançar as primeiras posições de busca.

Trabalhe o link building

Em SEO, uma das estratégias mais utilizadas pelos usuários para o ranqueamento de sites é o link building. E no Youtube não é diferente, enquanto os links internos possuem a função de aumentar o tempo dos usuários em seus vídeos, os links externos, diferentemente dos feitos para o Google, apenas funcionam como uma estratégia de divulgação.

E, em outros casos, o link externo também pode ser um fator determinante para levar o tráfego conquistado no Youtube para outros canais, como blogs e redes sociais.

Focando na experiência do usuário

Como dissemos anteriormente, nada na internet trabalha isoladamente. Então, assim como algumas dicas citadas anteriormente caberiam aqui, o caminho inverso também é possível.

Mas, saiba que neste tópico as sugestões colocam a experiência do usuário em primeiro lugar. E, mesmo que algumas questões não influenciem os algoritmos, elas não deixam de ser importantes para o SEO para Youtube.

Transcreva o vídeo no campo de descrição

Lembra quando falamos que descrição ajuda a mostrar seu conteúdo para os robôs de busca? Agora imagine que você transcreveu todo o vídeo neste campo. Feito isso você não só tornará o seu conteúdo mais encontrável, mas também dará ao usuário um roteiro completo do que ele vai encontrar. Consequentemente as transcrições proporcionam mais engajamento com o espectador.

Crie uma capa de vídeo chamativa

Bem como o título, a capa também é o primeiro contato que o usuário terá com o seu conteúdo. Portanto não esqueça de otimizar este detalhe, por uma imagem de impacto, que funcione como um teaser do que será abordado, é uma das maneiras mais utilizadas para aumentar a taxa de cliques do seu vídeo.

Busque sempre qualidade nos vídeos

Se você já seguiu todos as nossas dicas até aqui, a tendência é que o número de espectadores que encontrem o seu vídeo cresça exponencialmente. Porém, caso o seu vídeo seja de baixa qualidade, todo o trabalho feito terá sido em vão.

Muitas vezes, trabalhar com câmeras, microfones e cenários profissionais não é viável. No entanto, com smartphones e outros aparelhos mais acessíveis, resultados satisfatórios ao espectador. Sendo assim, sempre foque na resolução dos seus vídeos, mas lembre-se que ela não é o único determinante da qualidade dele.

Assim como a qualidade de imagem e áudio, saber se comunicar através de vídeos também é um fator primordial. É verdade que alguns possuem mais facilidade que outros para falar em frente às câmeras. Mas, em todos os casos, é necessário um roteiro e conteúdo relevante para engajar o público.

Não esqueça das call to action

Agora que você já possui um vídeo de alta qualidade, esclarecedor e que atrai muitos visitantes, está na hora de levar os usuários ao próximo passo, pois uma vez que você entrega conteúdo relevante, ele se sente mais confortável a se inscrever, acessar suas redes sociais e até adquirir um produto.

A CTA ou call to action é essencial neste processo. Muitas vezes o espectador simplesmente esquece de realizar uma ação após assistir e já parte para o próximo vídeo. Portanto cabe a você lembrá-los de “retribuir” o seu conteúdo que foi disponibilizado gratuitamente.

Lembre-se que as chamadas para ação funcionam como uma troca, ou seja, você oferece conteúdo educativo e gratuito e recebe em troca novos fãs e até clientes interessados em sua oferta.

Peça compartilhamentos e likes

Vídeos com bons números de compartilhamentos e curtidas tendem a informar o algoritmo do Youtube que aquele conteúdo está engajando os usuários.

Todavia, mais do que isso, a partir dessas interações você saberá como está o desempenho dos vídeos. Isto é, eles mostram se o espectador está satisfeito e até se a call to action inserida no vídeo está gerando resultados. E caso não esteja, lembre-se de fazer testes: coloque a CTA no começo, no final ou até dando uma pausa durante a explanação do vídeo.

Estimule os comentários

Assim como os compartilhamentos e likes, os comentários seguem a mesma linha de raciocínio do tópico anterior. Ou seja, eles são uma forma de interação entre marca e consumidor.

No entanto, separamos eles em outro tópico, pois além de permitirem uma comunicação mais pessoal que, consequentemente, aproxima a marca do usuário, eles também oferecem feedbacks precisos sobre o conteúdo destacado.

Então peça muitos comentários e nunca se esqueça de responder cada um de maneira personalizada. Eles são a melhor maneira de criar uma relação de confiança, conquistar espectadores fiéis, bem como saber quais são as principais dúvidas não esclarecidas – essas que ajudarão nas pautas dos próximos vídeos.

Não se esqueça das lives

Os vídeos ao vivo surgiram como um recurso que revoluciona toda a maneira como nos comunicamos na internet. Isso porque, além de serem postos como destaque pelos próprios buscadores, por meio deles é possível criar dinâmicas únicas.

Por fim, traremos um dos recursos mais novos e relevantes oferecidos pelos canais digitais – as lives.

Os vídeos ao vivo surgiram como um recurso que revoluciona toda a maneira como nos comunicamos na internet. Isso porque, além de serem postos como destaque pelos próprios buscadores, por meio deles é possível criar dinâmicas únicas, nunca feitas antes em todo o marketing.

Então utilizar deste novo recurso traz novas possibilidades para o seu negócio, como a troca de mensagens e recebimento de feedbacks em tempo real.  Assim, pode-se dizer que a partir delas é possível conhecer ainda mais as características do seu público e, consequentemente, otimizar toda a maneira como você oferece conteúdo aos seus clientes.

Como fazer SEO para Youtube para o seu canal?

Até agora falamos das otimizações feitas individualmente para cada vídeo. Porém a partir do momento em que os espectadores acessam seus vídeos constantemente, a página do seu canal também começa a ser mais acessada.

Portanto, mostraremos agora como fazer SEO para Youtube pensando em criar um público fiel a partir destes canais.

Otimize a página do canal

Agora que você já possui bons vídeos para atrair usuários para o seu canal, é hora de dar o melhor a eles dentro dessa página. Separamos todos os aspectos que influenciam na aprovação ou não dos usuários em relação ao seu canal.

Atente à idade do canal

Quer aumentar a sua autoridade no Youtube e ganhar cada vez mais a visibilidade em seu canal? Saiba que apesar dos vídeos virais fazerem isso de forma rápida, não há como controlar como e quando eles serão criados. Portanto, o que queremos dizer, é que fazer SEO para Youtube como um trabalho contínuo é a melhor maneira de trazer resultados no longo prazo.

Busque parcerias com outros canais

Por fim, principalmente se você ainda não conquistou autoridade no Youtube, busque referências do seu nicho para fazer parcerias. Ou seja, ofereça conteúdos relevantes para que outros canais publiquem o seu vídeo, busque fazer lives compartilhadas e até insira, em seu canal, vídeos com participação de algum influencer.

E lembre-se que mesmo fazendo parcerias com um canal menor que o seu, elas não deixam de ser uma oportunidade de ganhar tráfego e novos inscritos.

Verifique os resultados no Youtube analytics

Uma das maiores vantagens de se fazer marketing digital é a possibilidade de mensuração dos resultados. E o Youtube, assim como em muitos outros canais, oferece informações relevantes para medir o desempenho dos vídeos.

Então, a partir do Youtube Analytics, é possível verificar como o usuário está reagindo a cada uma das dicas que você colocou em prática anteriormente. Para tanto são oferecidos dados como:

Assim, tendo uma visão geral do desempenho de cada vídeo e do próprio canal, será mais fácil tomar decisões. Isto é, conhecendo o comportamento do público você poderá fazer novamente o SEO para Youtube, porém de maneira mais otimizada.