Tradicionalmente, os aplicativos móveis são criados para duas plataformas principais – Android e iOS. Para criar aplicativos para a plataforma Android, um desenvolvedor de aplicativos precisa dominar a linguagem de programação chamada JAVA, conseguindo então criar aplicativos úteis com a ajuda do Android SDK.

Já para a criação de aplicativos para a plataforma da Apple, iOS, é preciso que o desenvolvedor domine a linguagem de programação do Objective C e crie seu aplicativo com a ajuda do iOS SDK.

O grande conflito da atualidade é que seus clientes dificilmente usarão telefones de apenas uma única plataforma. Certamente haverá um grupo dos que utilizam celular da plataforma Android e outro da plataforma iOS. Então, se você ou o seu negócio deseja atingir um público mais amplo, para cada aplicativo que você planeja desenvolver, você tem que essencialmente construir dois conjuntos de aplicativos – um em JAVA para Android e outro em Objective C para iOS.

Esta é uma tarefa muito difícil e um tanto quanto trabalhosa, trata-se então de uma abordagem bastante ineficiente em relação ao desenvolvimento de aplicativos. Além disso, como sabemos as atualizações são sempre necessárias, e a cada vez que notar que algo não está rodando perfeitamente, você precisará fazer alterações em dois conjuntos diferentes de aplicativos.

Você sentiu o dilema? Então você precisa conhecer o IONIC!

O Ionic é um framework de desenvolvimento de software de código aberto (open source) desenvolvido para permitir a construção de aplicativos móveis híbridos.

A estrutura iônica é construída com o AngularJS e o Apache Cordova. A estrutura fornece várias ferramentas e serviços que ajudam você a criar aplicativos móveis usando tecnologias populares da Web, como HTML5, CSS3 e Javascript.


Como se não fosse o bastante e para aumentar ainda mais o poder do desenvolvimento de aplicativos, o Ionic incorpora o Typescript como a linguagem de programação base. Typescript é um super conjunto de javascript e, portanto, todos os códigos javascript podem ser usados confortavelmente no desenvolvimento de seu aplicativo híbrido com o kit Ionic. Se você trabalhou com qualquer linguagem de programação orientada a objetos, como PHP ou Java, você entenderá rapidamente o ambiente do Typescript e não será exigido um novo aprendizado da linguagem.


A estrutura do Ionic permite que você crie interfaces de usuário móveis com aparência e comportamento nativos muito semelhantes aos aplicativos Android e iOS. O typescript permite que você escreva uma lógica complexa para processar dados do usuário para então fornecer uma boa experiência de usuário com muita interatividade. Além disso, o Ionic fornece todos os mecanismos para permitir que seu aplicativo se comunique com os principais sistemas em execução nos servidores da Internet. Você pode criar seus aplicativos para dispositivos móveis com as tecnologias acima e depois distribuí-los por meio das lojas de aplicativos do Google e da Apple.


Além disso, ao precisar fazer uma atualização ou upgrade, você precisará trabalhar com um único código em uma única plataforma, nada de trabalho dobrado e ineficácia.


O Conceito de Aplicativo Híbrido


Um app híbrido é essencialmente como um site que é executado no shell do navegador dentro do aplicativo. Não confunda esse shell do navegador com navegadores padrão, como o Chrome ou o Safari, encontrados nos telefones celulars.


Este shell do navegador é especial no sentido de que é construído para ter acesso à camada do sistema operacional (sistema operacional) nativo. É um shell de navegador de baixo nível, assim como o UIWebView (no iOS) ou o WebView (no Android), que é envolvido por uma tecnologia muito poderosa chamada Apache Cordova.


O ambiente de desenvolvimento de aplicativos híbridos fornece suporte a múltiplas plataformas, já que ele lida com as nuances do SO subjacente específico – seja Android ou iOS.


Como um desenvolvedor de aplicativos, você só grava as classes e códigos de nível superior que fazem chamadas para módulos incorporados de maneira genérica, sem se preocupar muito com o SO subjacente, seja ele Android ou iOS. A estrutura do Ionic, passará a partir de então, compilar seu aplicativo separadamente para as duas plataformas e incorporará automaticamente os códigos específicos da plataforma em seu aplicativo em desenvolvimento ou publicado.


Desta maneira, a criação de aplicativos híbridos é uma abordagem muito mais eficiente sobre a criação de aplicativos nativos puros, acelerando, assim, a velocidade do desenvolvimento. Em termos de custo de desenvolvimento, também requer menos horas de trabalho (o que resulta em um menor custo) para construir um aplicativo híbrido vis-à-vis, criando dois aplicativos nativos separados (um para Android e outro para iOS).


Observe também que um aplicativo do Ionic não é apenas um aplicativo de website responsivo. O Ionic fornece elementos e layouts de interface do usuário móvel de estilo nativo que você encontraria no SDK nativo no iOS ou Android. O wrapper subjacente que faz isso acontecer é chamado de Cordova. O resultado final é um aplicativo que ninguém pode dizer, apenas pela navegação, sem consultar diretamente o código, se foi construído de forma nativa ou sobre estrutura Ionic.


Quando o projeto Ionic foi iniciado em 2013 (sim, 2013! Rs), seu único objetivo era fornecer uma maneira melhor para os desenvolvedores da Web capitalizarem seus conjuntos de habilidades existentes para a criação de aplicativos móveis. A jornada para o projeto Ionic foi bem-sucedida e, em um curto espaço de tempo (estamos falando de uma revolução em apenas 6 anos), o Ionic se tornou a estrutura de desenvolvimento de aplicativos mais popular do mundo. Milhares de desenvolvedores web foram atraídos para esta nova tecnologia e hoje o Ionic pode se orgulhar de mais de 1 milhão de aplicativos que foram construídos sobre esta plataforma.


Como uma estrutura gratuita e de código aberto, o desenvolvimento pela plataforma Ionic conquistou os corações de desenvolvedores e empreendedores por causa de seu foco na funcionalidade. Aqui estão as principais razões pelas quais muitas pessoas preferem o Ionic em detrimento de outras:
O desenvolvimento Ionic é baseado em flexibilidade! Escreva o código uma vez, execute em qualquer lugar… Desde o dia de sua chegada, Ionic teve o trabalho de desenvolver a ferramenta em grande escala. A partir do Ionic, o Ionic 3, que é construído sobre o Angular 4, melhorou tudo o que os desenvolvedores já desejaram na tecnologia híbrida. A estrutura também faz com que os aplicativos funcionem de maneira mais rápida e suave, independentemente da marca dos dispositivos móveis.


Além de fornecer uma configuração rápida, o framework Ionic tem uma visão iônica. Esta é uma aplicação única que funciona como o famoso TestFlight da Apple. O Ionic permite que os usuários façam upload de seus aplicativos no servidor para visualizações antes do lançamento.


O Ionic é criado considerando a aparência e o visual nativos. Todos os componentes e recursos são criados para corresponder a todos os aplicativos móveis. Além disso, o design é muito atraente. O design do framework Ionic é prático e direto, independentemente dos dispositivos móveis usados. Por causa dos imensos componentes móveis, typewrite, temas adoráveis e paradigmas interativos, os desenvolvedores amam o Ionic!


Como o Ionic é construído sobre o Angular, os usuários têm a certeza de aproveitar seus recursos avançados, como os plug-ins versáteis. O desenvolvimento utiliza tecnologias da web para escrever e renderizar aplicativos. Também requer pontes Cordova que ajudam a acessar recursos nativos. É isso que faz com que os aplicativos criados com o Ionic forneçam comportamentos nativos.


Para entender esse conceito, é importante analisar mais profundamente as diferenças entre o desenvolvimento de aplicativos nativos e híbridos. Um aplicativo nativo é um aplicativo desenvolvido para um sistema operacional específico. A principal vantagem de usar o desenvolvimento de aplicativos nativos é a velocidade e a confiabilidade para oferecer uma ótima experiência ao usuário. Além disso, os aplicativos integram-se facilmente aos recursos do respectivo sistema operacional do dispositivo, como a lista de contatos e a câmera.


Já os aplicativos híbridos reúnem componentes dos aplicativos nativos e da web. Isso significa que eles podem ser facilmente distribuídos pelas lojas de aplicativos, assim como os aplicativos nativos, e podem também acessar recursos específicos do sistema operacional. Como os aplicativos da web. Além disso, todos os aplicativos híbridos podem utilizar tecnologias on-line compatíveis.


Embora os aplicativos nativos sejam realmente incríveis, o Hybrid Apps leva a experiência a outro nível. Pense nisso como uma maneira de aproveitar os dois mundos (experiência nativa e de aplicativos da Web). Além disso, eles ajudam os usuários a incorporar novas funcionalidades facilmente sem traumas ou complicações.


Que tal então uma comparação do Ionic com outras tecnologias híbridas?


Enquanto o Ionic se destaca no mundo do desenvolvimento de aplicativos móveis, é importante ressaltar outras estruturas de desenvolvimento de aplicativos híbridos no setor. Alguns deles incluem React Native, Framework7, Titanium e PhoneGap.


Ionic: Como apontamos no início do texto, o Ionic é open source e é construído sobre o Apache Cordova e o Angular. O framework é 100% gratuito e alimentado por uma vasta comunidade. Isso fez dele uma das principais plataformas devido aos recursos de muitos dispositivos nativos, como FingerPrint Auth, HealthlKit e Bluetooth.


Notavelmente, o Ionic desfruta de atualizações regulares, o que significa que os desenvolvedores e usuários têm a certeza de melhorar progressivamente os recursos. Portanto, é altamente preferível para desenvolvedores e investidores.


React Native: Um framework muito popular e atual, criado pelos desenvolvedores do Facebook, o React Native é um framework muito versátil e surpreendente que se concentra principalmente no desenvolvimento de aplicativos móveis. Um grande debate surge quando é comparado ao Ionic, com uma enorme comunidade provando que um é melhor do que o outro.


Framework7: assim como o Ionic, o Framework7 é outro framework de código aberto para o desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos. É muito semelhante ao Ionic, oferecendo uma oportunidade para os desenvolvedores usarem CSS, HTML e JS ao projetar aplicativos para os dispositivos mais recentes. Mas o Framework7 se concentra principalmente em iOS e Android, enquanto o Ionic funciona com a maioria dos sistemas operacionais.


The Titanium: The Titanium fornece ambientes de desenvolvimento mistos por PhoneGap e Xamarin. Todos os aplicativos desenvolvidos pela Titanium são escritos em JavasSript, mas requerem o XML e a API do Appcelerator para melhorar o suporte aos recursos nativos. Embora o Ionic seja mais fácil de usar em comparação com o Titanium, as experiências do usuário para ambos os aplicativos estão no mesmo nível.


PhoneGap: Este é um dos frameworks que mais se aproxima do nível reverenciado do Ionic. É uma estrutura de código aberto que permite que as pessoas reutilizem as habilidades de design da Web ao criar aplicativos híbridos com CSS e HTML. Assim como no Ionic, os usos do PhoneGap podem ser estendidos com plug-ins nativos que permitem aos desenvolvedores incluir mais funcionalidades. Os plug-ins possibilitam que o aplicativo acesse o sistema de arquivos, bússola e outros recursos do dispositivo.


Embora a maioria das estruturas de aplicativos móveis híbridos sejam bem pensadas e adequadamente projetadas, o Ionic é melhor quisto pelos desenvolvedores por causa da grande comunidade, facilidade de uso, reutilização e tempo de desenvolvimento.


Ionic x Concorrentes


O objetivo da criação de aplicativos móveis é fornecer algo exclusivo para clientes. O desenvolvimento de aplicativos móveis híbridos ajuda a criar um link exclusivo entre uma marca e seus clientes para tornar as operações mais intuitivas. Por isso o desenvolvimento de aplicativos com Ionic pode ajudá-lo a superar os concorrentes nestes principais pontos:

Redução do custo de desenvolvimento de

aplicativos: Você só precisa trabalhar em um aplicativo híbrido para implantar em vários sistemas operacionais. Isso significa cortar todas as despesas associadas à criação de vários aplicativos para diferentes dispositivos.


Você pode oferecer uma melhor experiência ao usuário com aplicativos iônicos. O sucesso de seu marketing depende de como o público-alvo interage com seus aplicativos. Os recursos avançados permitem que as empresas ofereçam melhor experiência de usuário e conquistem mais clientes.


Como os aplicativos iônicos são baseados em desempenho, as empresas têm melhores resultados garantidos.


Não há espaço para erros ao projetar os aplicativos, pois desenvolvedores e investidores podem acompanhar e testar todos os componentes usando o Ionic View. Esta é uma maneira muito eficaz para aperfeiçoar os resultados e ter a garantia de melhores resultados.


Um modelo híbrido, significa que você pode alcançar facilmente o público-alvo, independentemente dos dispositivos móveis. Isso aumentará facilmente a base de clientes, aumentará as vendas e a lucratividade.


Resumindo, criar seu aplicativo com Ionic é sim muito vantajoso.