O que é Branding: Como ele pode aumentar a força da sua marca?

o que e branding

Você já pensou no motivo de algumas marcas aparecerem imediatamente em nossa cabeça ao mencionar determinado serviço ou produto?

Isso ocorre porque elas fizeram um bom trabalho de Branding, estratégia na qual se busca criar um diferencial para se destacar entre os concorrentes, além de grudar uma mensagem na sua cabeça como chiclete. Alias, chiclete é uma marca que virou sinônimo de produto.

Em nosso artigo falaremos sobre:

  • O que é uma marca?
  • O que é Branding?
  • Qual a diferença entre branding e marketing
  • 5 Motivos pelos quais você precisa de Branding
  • Algumas dicas para criar uma estratégia de branding eficiente

O que é marca?

o que e marca

O que é marca? Essa é realmente uma pergunta genérica, mas há uma frase impactante que pode responder essa questão. Ela pertence ao famoso designer Walter Landor, que diz “Os produtos são criados na fábrica. Já as marcas são criadas na mente”.

A marca não é constituída por nenhum elemento em específico, mas por um conjunto de vários deles. Ela é tudo aquilo que se apresenta ao consumidor, seja motivado por algum fator físico ou até intangível.

Por isso, podemos dizer que, quanto mais exclusivos forem esses elementos, mais enraizada a marca estará na mente do seu público.

Desse modo, uma marca é tudo aquilo que envolve a percepção do consumidor. Inclusive é preciso conhecer a fundo todas elas para trabalhar bem o seu branding. Afinal para tornar seu produto ou serviço realmente especial e único, é preciso se diferenciar dos demais concorrentes.

O que é logo?

Logo, ao contrário do que muitos pensam, não é sinônimo da marca, mas como sim uma parte dela. Ou seja, ele é uma representação da identidade da sua empresa que, portanto, reflete o conceito que uma empresa deseja passar à sua marca.

Diferença entre logotipo e logomarca

Aproveitando esse gancho, ainda existem mais dois termos muito confundidos entre os profissionais que trabalham com marketing: logotipo e logomarca.

E, para entender a diferença entre os dois, pense em uma estrutura bem simples para o seu logo:  a parte escrita (logotipo) e o desenho (logomarca).

Veja o logo da adidas:

A tipografia “adidas” trata-se do logotipo ou a forma estilizada do logo. Já as três barras, denominamos símbolo, desenho ou ícone, isto é, a logomarca.

A presença, tanto do logotipo como da logomarca, não significa que as duas devem ter a mesma relevância para a identidade visual de uma marca. Veja o exemplo abaixo.

A Disney tem sua tipografia tão marcante, que a maioria das pessoas associa sua marca a ela e não ao ícone de castelo que também compõe o logo. Já ao mencionarmos o posto Shell, a primeira lembrança que nos vem à mente é a logomarca da empresa.

Marcas sinônimos de categoria

Agora que você já sabe o que é marca e logo, já podemos começar a introduzir o poder que o branding tem no mercado. Então, para fazer isso, nada melhor do que utilizar as marcas que viraram sinônimos de categoria.

Pois, apesar de muitas delas obterem esse sucesso devido ao pioneirismo no mercado, o mérito dessa conquista também se deve às estratégias de posicionamento. Veja o case da Nissin – marca de miojo, ou seria macarrão instantâneo?

A Nissin Miojo é uma marca criada no Japão na década de 40. E quando chegou ao Brasil com o slogan “Nada é igual a Nissin. Porque só a Nissin é o verdadeiro miojo.”, logo os consumidores vincularam o nome ao produto. Hoje, qualquer marca que venda macarrão instantâneo é considerada miojo.

Veja outros exemplos de marcas sinônimos de categoria:

  • BomBril (Esponja de Aço);
  • Chiclete (Goma de Mascar);
  • Band-Aid (Curativos Adesivos);
  • Gillette (Lâmina de Barbear);
  • Cotonetes (Hastes Flexíveis);
  • Xerox (Fotocópias);
  • Cândida (Água Sanitária);
  • Durex (Fita Adesiva);
  • Maisena (Amido de Milho);
  • Danone (Iogurte);
  • Catupiry (Requeijão Cremoso).

O que é Branding?

Branding são diversas ações realizadas a fim de construir uma percepção positiva de determinada marca frente a seus consumidores.

Uma marca que direciona seus esforços em branding, busca despertar o interesse e as emoções do consumidor sobre a sua empresa.

Mas para se construir uma personalidade encantadora diante do mercado é necessário otimizar muitas questões internas e externas à empresa. Por exemplo: levar em consideração os valores da companhia e dos colaboradores, definir e manter sua identidade visual e comunicativa, melhorar a qualidade dos seus produtos ou serviços, bem como outros inúmeros fatores que envolvem uma marca.

Toda a melhoria deve ser utilizada para despertar sensações e percepções do consumidor, sejam elas racionais ou não. Portanto vale ressaltar que esses resultados e conexões com o público não são atingidas do dia para noite. Atingir as metas de branding exige um trabalho consistente e eficiente.

Qual a diferença entre branding e marketing?

Apesar de ser uma visão simplista sobre o assunto, o marketing tem como objetivo promover um produto ou serviço. Ou seja, o foco dessa estratégia está em atender as necessidades do mercado e do seu público potencial naquele momento, com uma mensagem.

Por exemplo: “compre o nosso produto porque é melhor que o concorrente” ou “compre o nosso produto porque essa celebridade o usa”.

Já o branding é diferente, ele é direcionado ao posicionamento e a cultura da empresa. Desse modo, qualquer estratégia de marketing deve se basear no branding feito pela empresa. Isso porque qualquer ação de comunicação consistente deve refletir a visão, os valores e a identidade da marca.

O marketing pode influenciar o branding de uma empresa.

“O Marketing PASSA E O BRANDING FICA”

Por exemplo, uma organização que está divulgando seu novo produto nas mídias digitais e off-line pode influenciar a percepção do seu público positiva ou negativamente, dependendo do sucesso da mensagem veiculada.

Em linhas gerais o marketing passa e o branding fica. Uma ação de marketing pode fazer você comprar o seu novo carro zero. Contudo é o branding, promovendo atendimento de qualidade, comunicação pós-vendas e transmitindo valor ao seu produto, por exemplo, que vai tornar você um cliente fiel da montadora.

5 Motivos pelos quais você precisa de Branding

Buscar entender os motivos pelos quais você precisa de Branding é o primeiro caminho para orientar a sua marca ao caminho certo.

1.    Fortalece a identidade da sua marca

Muitos ainda acreditam que identidade de uma marca está relacionada apenas ao seu logotipo e às cores. No entanto esse ponto só pode ser devidamente trabalho, quando são transmitidos os reais valores e objetivos do negócio. Por isso uma boa estratégia de branding irá possibilitar a criação de uma marca sólida e transparente.

2.    Aumenta a sua credibilidade no mercado

O Branding aumenta a credibilidade de uma empresa. Esse que é um fator essencial para a escolha dos consumidores, principalmente para aqueles que estão consumindo o seu produto ou serviço pela primeira vez.

Uma marca que não transmite comprometimento e segurança, não terá a confiança do público consumidor, o qual acabará optando por um de seus concorrentes.

Já com uma estratégia de branding bem implementada, você é capaz de fortalecer a sua marca. Consequentemente passará uma imagem, na qual os consumidores se sentirão seguros a consumir seu produto ou serviço.

Uma ação simples que pode fortalecer a credibilidade da sua marca é mostrando ou até mesmo motivando seus clientes a se sentirem satisfeitos por uma compra feita.

3.    Atrai e fideliza clientes

A credibilidade somada a outros fatores, como atendimento e qualidade do produto, por exemplo, são os grandes responsáveis pela fidelização. Afinal os valores transmitidos pela marca têm papel fundamental na visão do cliente sobre ela.

E transmitindo esses valores a todos seus colaboradores por meio de estratégias de branding, os consumidores passarão a interagir mais com sua marca. Assim o processo de fidelização acontecerá naturalmente, o que também aumentará exponencialmente as vendas e lucratividade do seu negócio.

4.    Otimiza o marketing

Propaganda da Coca-cola feita em ms-word 1.0 em 1944.

Outro dos grandes motivos pelo qual você precisa implementar o Branding em sua empresa, independente do porte, é porque, através dele, você pode otimizar seu marketing. Isso porque, uma vez que você define bem sua identidade, alinhar sua comunicação para futuras ações fica muito mais fácil. Você otimiza esforços e evita dispersão de energia. Além disso, o público atingido com sua mensagem também reconhecerá mais rapidamente a sua marca (a medida que sua comunicação se torna mais consistente).

O tempo passa o tempo voa e a poupança o branding fica.

As campanhas de marketing serão bem mais efetivas e melhor elaboradas se seguirem sempre uma linha de raciocínio. Antes de veicular seu anúncio, por exemplo, você poderá criar uma mensagem coesa que vá de encontro com o interesse dos seus consumidores.

5.    Equipe integrada falando a mesma língua

Sem investimento em branding, seus funcionários não estarão alinhados aos objetivos e valores da empresa. Logo, tanto o atendimento quanto a produtividade serão diretamente prejudicados.

Por outro lado, aqueles que possuem uma excelente gestão de marca, fazem com que a empresa transmita sua visão e valores e melhore a sua comunicação, tanto para o seu público-alvo quanto para seus colaboradores internos.

Como fazer uma estratégia de branding?

Conheça o seu público

A sua empresa precisa conhecer a fundo o seu público-alvo, por isso identifique quem são eles (localização, gênero, idade, etc.);

  • Com o que trabalham (profissão);
  • O que gostam de fazer em seu tempo livre (preferências, hábitos);
  • Como gostam de consumir seus serviços/produtos (com a família, amigos, sozinhos);
  • Causas que seu público apoia.

É possível coletar esses dados de inúmeras maneiras, a pesquisa de mercado, por exemplo, é uma forma bem eficiente. Procure elaborar métodos criativos para fazer seu formulário, pois assim você desperte a vontade deles em responder. Lembre-se: o importante é descobrir quem são eles.

Afinal de nada adianta definir valores para sua empresa se eles não impactarem quem se interessa pelo seu produto. Desse modo conhecer seu público é fundamental para que as mensagens projetadas atinjam de forma eficaz esse perfil.

Então, apesar do autoconhecimento ser importante, conhecer as características do seu consumidor direcionará seus esforços para que criem uma mensagem que fortaleça sua marca diante do mercado.

Identifique pontos em comum

Após coletar as características citadas acima, é horar de definir os valores de acordo com os interesses do seu público. Nessa etapa deve trabalhar com o objetivo de nutrir o desejo (não necessariamente de consumo) dos seus clientes. Pode ser apoiando uma causa social, por exemplo.

Quanto mais a empresa identificar esses desejos e valores do consumidor, mais poderá aperfeiçoá-los em sua empresa a fim de fortalecer ainda mais a marca.

Criar uma forte identidade

Uma vez que já definida a proposta de valor, ainda é preciso torná-la clara ao público. Por isso é necessário investir em uma identidade forte no aspecto visual e comunicativo.

O site, a página nas redes sociais, o logotipo até a própria embalagem do produto precisa revelar a “alma” do negócio. Se você, por exemplo, possui um ponto de venda físico, a decoração da sua loja deve refletir essa essência.

Invista em experiência

Todas as vezes que o consumidor interage com o seu negócio, essa troca se torna uma experiência. Seja por um atendimento online, ou até mesmo presencial em sua loja física o consumidor terá uma percepção sobre sua marca após essa interação.

Então, mais do que um bom produto, proporcione uma boa experiência. Qualidade nessas relações geram grande impacto sobre a decisão de compra de seus serviços/produtos. Um cliente que foi recebido ou recebeu seu produto no prazo pode indicá-lo e, assim, contribuir ainda mais para o processo de credibilidade e fidelização.

Por isso, para a construção da sua estratégia de branding, você também deve investir no marketing de experiência. Pois, dessa forma, você irá gerar, por exemplo, uma percepção positiva em todo o processo de atendimento, desde a busca de informações sobre o produto até o pós-venda.

Aposte no marketing

Embora sejam conceitos e aplicações distintas, o branding e o marketing necessitam andar juntos para o sucesso de um negócio. Uma marca que está presente na mídia, com campanhas ajustadas às metas de branding, favorece a solidificação de um relacionamento da empresa com o seu consumidor potencial.

Para fortalecer uma marca é preciso dar visibilidade ao negócio. O marketing digital, por exemplo, é uma ótima opção para quem não possui investimento para publicidade tradicional.

Facebook Ads, Google Ads, Mídia Programática, SEO, etc. Enfim, são muitas as possibilidades para você chamar a intenção do seu público através da internet.

Faça renovações

Como já foi dito, uma estratégia de branding deve ter continuidade para que os resultados sejam colhidos a longo prazo. Contudo isso não significa que suas estratégias devem ser imutáveis. Isso porque diante de um mercado tão dinâmico você precisa adaptar suas ações a fim de acompanhar as novas tendências.

Ter uma cultura de renovação garante que você e os colaboradores de seu negócio saibam trabalhar em uma metamorfose contínua.

O ideal é sempre acompanhar suas campanhas e estratégias realizadas, a fim de medir o grau de efetividade de cada uma delas.

Analise o que pode ser melhorado para se adequar melhor às necessidades de seus clientes. Esteja de olho também nas estratégias da concorrência, para que assim a sua se torne cada vez mais efetiva.

Interaja com o seu público

Tendo as estratégias de branding bem definidas, é hora de colocá-las em prática. Porém o desafio aqui é sempre ter algo relevante para manter o interesse dos seus consumidores.  

Para isso interaja com o seu público, peça o feedback deles, explore o que deu certo e otimize o que não deu. Só assim você gerará mais interações, opiniões e compartilhamento de seus produtos ou serviços com outras pessoas ou até em nas redes sociais.

Assim, com o tempo, a sua rede irá aumentando. As pessoas começarão a passar as experiências positivas que tiveram com sua empresa adiante. E, quando for mensurar seus resultados, já terá uma base de clientes maior que a anterior.

Esteja sempre disposto a aprender

Estar disposto a aprender sobre as melhores ferramentas, estratégias e técnica de seu ramo de atuação é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.

Um empreendedor que quer destacar a sua empresa das concorrentes deve buscar novas informações. Existem vários métodos de como aplicar o branding da sua empresa e, para saber qual irá gerar resultados, é preciso testar.

E então, gostou do post? Quer receber mais conteúdos como esse? Então não deixe de curtir a nossa página do Facebook. Até o próximo artigo!