capa para facebook

Está procurando saber como escolher a sua Capa para Facebook ideal? Então você chegou ao lugar certo! Não deixe de ler este artigo e veja todas as dicas para criar capas impressionantes capazes até de gerar vendas.

Estar presente na maior rede social do planeta não é apenas criar uma página. É criar um local que coloque o seu negócio na palma da mão do seu cliente.

Na internet, sua empresa está disponível 24 horas por dia e, portanto, precisa conversar a todo momento com seus compradores. Nesse cenário, seu perfil do Facebook nada mais é do que uma extensão do seu empreendimento.

O Facebook conta com mais de um bilhão de usuários ativos diariamente. E, de acordo com a HostGator, 52% desses perfis pessoais curtem ou acompanham páginas de produtos ou marcas.

Isto é, seu cliente está no Facebook, logo você não pode fazer feio.

Todos os elementos que estão presentes em uma página do Facebook são válidos. Além da descrição do seu negócio, da sua foto de perfil, dos posts, sua Capa para Facebook desempenha papel fundamental.

A Capa do Facebook domina a tela inicial. Todo usuário que acessa o seu perfil se depara com ela, sendo assim ela é sua chance de casar uma boa primeira impressão.

Tamanho da capa para Facebook: Mobile e Desktop

Antes de passarmos a falar das melhores práticas para criar uma boa capa para o Facebook, vamos começar com o básico.

Qual o tamanho da capa para o Facebook?

De acordo com a própria rede social, você precisa estar atento à duas formas de apresentação: para Desktop e para Mobile. Confira as dimensões para cada um:

Você pode perceber, por exemplo, que uma mesma capa é exibida de maneira diferente quando acessada pelo PC ou pelo smartphone. Mas então qual a solução, devemos subir duas capas para Facebook?

A resposta é não. Na verdade, nem existe essa possibilidade. Por isso recomendamos que você considere a seguinte dimensão:

Ao utilizar os tamanhos originais, sugeridos pela própria plataforma, você estará distorcendo ou cortando sua imagem mais do que o necessário em algum dos dispositivos. Já com essa dimensão você consegue adaptar melhor um única capa para Facebook em ambos os formatos.  

Por último, no momento da criação, estude manter as margens laterais em 90 pixels e as verticais em 24. Isso também vai impedir que o conteúdo da sua capa para Facebook não seja cortado nos aparelhos móveis.

Dicas para criar uma boa capa do Facebook

No Facebook, a capa assume papel estratégico. Não há como alguém acessar o perfil de uma página e não se deparar com ela. Até por isso ela deve comunicar-se visualmente com esse usuário.

É fundamental que o público encontre a identidade da sua empresa na capa. Para tanto, mantenha os aspectos visuais utilizados em seu site, marca, campanhas ou até em espaços físicos.

Além disso, antes mesmo de seguir as dicas que passaremos adiante, faça pesquisas. Busque por referências e cases de sucesso que correspondem ao interesse do seu público. Tudo isso ajudará você a criar uma arte efetiva e até facilitará o processo de criação dela.

Por outro lado, vale lembrar que todo o conteúdo publicado em uma página é de caráter público – todos com acesso à rede social podem visualizar a sua capa. Em vista disso, todo o cuidado para respeitar as políticas (não só do Facebook) é válido.

Fique agora com alguns elementos que vão tornar a sua capa para Facebook muito mais atrativa.

Mostre as características e benefícios do seu produto

Caso seu objetivo seja vender, não espere que os usuários adivinhem isso. O próprio Facebook o ajuda permitindo que você insira o botão “Comprar agora” no canto superior direito do seu perfil.

Porém, utilizar a sua capa para, além de exibir seus produtos e serviços, seus benefícios pode estimular o usuário a clicar na chamada para a compra.

Você pode mostrar as qualidades do produto ou serviço de várias formas.

São infinitas possibilidades, e não há como colocar todas aqui. Todavia podemos ressaltar que fazer isso sutilmente, tanto em relação à mensagem quanto à imagem, aumenta as chances de você gerar resultados.

Além disso, convém inserir, de forma não muito grande e nem miúda demais, o logo do fabricante ou da sua empresa no canto inferior da tela. Encare isso como uma assinatura que pode dar mais confiança para o consumidor fazer a transação.

 Use sua capa do Facebook para gerar leads

Sua capa para Facebook não é só uma oportunidade de aumentar o faturamento com seus produtos. Para falar a verdade, vender dessa forma é uma tarefa complicada.

O novo consumidor digital possui uma jornada de compra complexa e dificilmente tomará a decisão tão depressa. Nesse cenário, você deve utilizar o potencial da sua página para conquistar novos leads. Isto é, coletar contato e nutrir pessoas interessadas no seu nicho.

Uma agência de marketing digital, por exemplo, pode divulgar seu novo ebook a fim de aumentar a sua lista de e-mails.

A grande questão aqui é trazer um benefício gratuito para diminuir a distância entre o consumidor e a sua empresa. Isso não precisa ser necessariamente um produto grátis. Uma foto que demonstre o propósito da sua marca pode deixar as pessoas mais interessadas em acompanhar sua rede social ou blog, por exemplo.

Mesmo sendo mais fácil conquistar leads do que vender pelo Facebook, uma atividade não exclui a outra. Uma loja que depende das vendas pode pedir o contato dos seus consumidores para enviar cupons de desconto.

Anuncie eventos a caminho

Conferências, palestras e workshops são de grande interesse da sua persona. Portanto você não precisa ser necessariamente um organizador de eventos para criar uma capa para Facebook como essa.

Desde que faça sentido, não tenha medo de promover eventos de terceiros ou dos quais você estará presente. Quem curte sua página, ao acessá-la logo notará a mudança do layout. Sendo assim, essas capas promovem o evento e ainda ajudam no seu relacionamento com o público.

#Dica Bônus: Alguns eventos possuem programas de afiliação por venda de ingresso. Busque saber quais oferecem suas oportunidades e aumente o seu faturamento na internet.

Mostre seu espaço físico

Seu espaço físico é importante para seu empreendimento? Então não deixe de divulgá-lo!

A sua capa para Facebook pode ser um convite perfeito para que o consumidor visite a sua loja, restaurante ou seja lá o que for. A questão é quebrar a rígida barreira que separa os canais online e o offline.

Confira nossa dica.

Desde que fique atraente não importa o formato (vídeo ou imagem). O importante, ao promover seu espaço físico, é fazer com que o internauta sinta-se convidado ou atraído por ele.

Mostre sua equipe e funcionários

Empregados que geram conteúdo pode ser um recurso tão positivo quanto usuários que geram conteúdo, especialmente se forem pessoas que realmente estão realizadas em trabalhar com sua marca.

Esse tipo de capa pode ser simples, mas uma boa estratégia de endomarketing que, quando bem feita, acaba gerando marketing espontâneo.

Está certo que nem todas as pessoas se sentem a vontade para estar na foto, e é importante que se respeite isso. Porém, quem gosta e se sente prestigiado, acaba compartilhando e comentando, gerando tráfego orgânico que é muito mais rico e positivo para a sua fanpage.

Além disso, mostrar sua equipe torna sua empresa mais pessoal, real, amigável, podendo aumentar até a autoridade do seu negócio.

Afinal, alguém que vai contratar um serviço, por exemplo, sente-se muito mais confiante em saber que terá a disposição “pessoas reais” trabalhando para ele.

Erros para evitar ao criar uma capa para Facebook

Embora você possa escolher uma infinidade de fotos ou gráficos para a sua capa no Facebook, existem algumas práticas que é melhor você evitar. Certos erros podem acabar com a sua página e até com sua reputação na internet.

Capas para Facebook com muito texto

Dependendo do seu objetivo, o texto pode ser fundamental para chamar o consumidor para a  ação. Entretanto, mesmo nesses casos, evite poluir sua capa para Facebook com muito texto. Lembre-se: A imagem também transmite uma mensagem, portanto o texto pode tornar-se muitas vezes dispensável.

Capas para Facebook com muita informação visual

Todos nós já vimos imagens com muitas cores, formas e texturas que não se encaixam, formando uma confusão visual. São tantos pontos a observar que nosso olho fica perdido, sem objetivo focal. Podemos definir essas imagens como poluídas.

Opte por templates limpos pois fazer uma capa para Facebook confusa, além de não passar nenhuma informação, acaba causando uma rejeição alta por parte do usuário.

Caso você tenha uma necessidade de transmitir um conteúdo com muitas informações, procure outros recursos. Use vídeos ou apresentações, as quais podem transmitir tudo o que for necessário sem prejudicar a qualidade.

Capas para Facebook muito genéricas

Esse é um erro muito mais comum do que parece. Muitos donos de págnas, até por não saber da importância da capa, optam por imagens genéricas.

Na maioria das vezes são boas imagens retiradas de banco de dados e, portanto, com uma qualidade excepcional. Porém o grande problema é: ela passa alguma mensagem para seu público?

Suponha que você tenha uma loja de produtos naturais e simplesmente escolhe uma imagem de alta resolução com alguns dos alimentos vendidos na sua loja.

Visualmente você pode estar satisfeito. Por outro lado, isso não levará seus consumidores a tomar nenhuma ação. Sendo assim, sempre defina um objetivo antes de criar sua capa para Facebook.

Capas para Facebook que não identificam a marca

Sua marca não é apenas seu logotipo, ela é sua identidade visual, sua forma de comunicar, seus valores e muito mais.

Dessa forma, não só tratando-se de capa para Facebook, mas de toda uma estratégia de marketing digital – seja consistente. A menos que você esteja fazendo um trabalho geral de re-branding, siga um padrão. Isso deixará sua empresa na memória do consumidor, o qual pode até criar identificação com você.

Evite imagens inapropriadas

Por último, é importante saber que você deve seguir um guia de boas práticas de uso e de comunicação ao criar uma capa do Facebook. Nessas condições, inclusive, está explícito que algumas imagens não são bem vindas e poderão ser censuradas.

Desrespeitar essas regras pode acarretar em advertências ou punições mais severas, dependendo do caso. São elas: fotos incentivem algum tipo de violência, contexto sexual ou que depreciam a raça ou credo

Por isso, quando você quiser chamar a atenção, provocando reflexões fortes ou impactantes, procure antes referências. Veja como se comportam seus concorrentes ou marcas que admira. Ser impactante numa aldeia global como a internet, é ser inteligente e ter bom senso também.

Crie ótimas Capas para Facebook!

Agências de marketing digital podem facilitar todo o trabalho de pesquisa e execução gerir as suas redes sociais. Contudo nem todas as empresas estão dispostas ou mesmo não tem a capacidade financeira de contar com essa ajuda.

Portanto, se você se enquadra nesse grupo, saiba que existem recursos gratuitos que podem facilitar a sua vida. Um deles é o Canva – plataforma de design que, além de fornecer templates prontos, permite que você crie suas próprias artes.

Ainda assim, ele não é a única alternativa, na internet existem inúmeras ferramentas com versões pagas e gratuitas para você liberar sua criatividade e começar a montar a capa para Facebook ideal para seu cliente.