Não há mais dúvidas de que o marketing digital pode alavancar as vendas do seu negócio. Contudo, implementá-lo da maneira certa pode ser um desafio enorme para empresas de todos o portes. Em vista disso, as Agências de Marketing Digital surgem com o propósito de desenvolver as tarefas que envolvem esta área. Mas será que realmente vale a pena contratar uma?

O ambiente digital é dinâmico e isso exige que suas estratégias de marketing estejam sempre apontando para as novidades e tendências do mercado. Assim, sem que haja o conhecimento de determinadas tarefas desta área, não há como esperar os melhores resultados em conversões.

Além deste fator, são inúmeras as questões que levam os empreendedores e gerentes de marketing a decidirem se contratam profissionais especializados ou terceirizam estes processos.

Portanto, para saber mais sobre o assunto e descobrir se você deve contratar uma agencia de marketing digital, continue lendo este artigo e esclareça suas dúvidas nos tópicos a seguir:

O que faz uma agencia de marketing digital?

As agências de Marketing Digital se responsabilizam pelas ações de planejamento, desenvolvimento e produção de campanhas de divulgação para as empresas, com foco nos objetivos e direcionamentos da contratante.

Existem diversos tipos de estratégias que as agências podem se especializar, como links patrocinados, mídias sociais, produção de conteúdo e SEO, direção de arte, entre outras. Para tanto, elas contam com profissionais especializados nestas áreas para entregar um desempenho diferenciado aos clientes.

Neste sentido, por cuidar de todo ou boa parte do trabalho que envolve a imagem do seu negócio no ambiente online, as agências permitem que você descentralize boa parte do processo de marketing digital, especialmente os relacionados à execução.

Terceirização da mão de obra

A princípio, o Marketing Digital pode parecer simples de se aplicar, entretanto é preciso toda uma equipe para realizá-lo de forma efetiva.

Em uma estratégia de SEO, por exemplo, é preciso ter conhecimento técnico em todos os processos que envolvem esta estratégia, como otimização de textos e imagens para os algoritmos de busca.

Então, para internalizar apenas esta estratégia, seria necessário contratar pelo menos dois profissionais qualificados na área. Mas, caso decidisse por trabalhar outros segmentos do marketing digital, como anúncios e mídias sociais por exemplo, seria necessário contar com ainda mais especialistas.

Já, ao contar com uma agência de marketing digital, você garante que todas estas vertentes sejam trabalhadas por uma equipe de profissionais experiente. Sem que haja a necessidade de pagar cada um individualmente.

Utiliza as melhores ferramentas do mercado

Utilizar ferramentas para diagnosticar suas campanhas online ajuda a trazer informações fundamentais e ainda facilita alguns processos. No entanto, contratar ferramentas de ponta exige um alto investimento, e as mais baratas não atendem a todas as necessidades de um departamento de marketing.

Por conta disso as agências de marketing digital contratam planos acessíveis para utilizar a mesma ferramenta para todos seus clientes. Assim, as empresas não precisam mais se preocupar com a performance ou gastos e passa a focar mais em sua estratégia.

Branding corporativo

Trabalhar com estratégias multicanais não é uma tarefa fácil. Agendar postagens em todas as redes sociais, responder comentários, desenvolver campanhas, criar anúncios e controlar o orçamento exige tempo e esforço para planejar e executar.

Logo, a agência de marketing digital auxilia as empresas a desenhar todas estas ações, alinhadas à estratégia de comunicação da marca.

Proporciona novas ideias

Para manter o público engajado e fidelizar os clientes a criatividade deve fazer parte do negócio. Trabalhar a imagem da sua marca na internet exige estar sempre trazendo novidades ao seu público.

E, bem como as novidades, também é preciso estar atento aos conteúdos publicados no passado. Ou seja, no marketing digital, quem está fornecendo novidades e atualizando informações antigas tende a ganhar destaque entre tantos concorrentes presentes nas mídias digitais.

Portanto, o negócio que encontra problemas em encaixar tarefas como essa, em seu cotidiano, precisa avaliar a contratação de uma empresa terceira.

Melhoria do desempenho da equipe de vendas

Uma agência de marketing digital não tem o propósito apenas de oferecer uma forma de terceirização dos processos de execução.

Veja o exemplo:  O marketing digital trabalha em todas as etapas para preparar os consumidores a se tornarem clientes. A agência, entendendo o perfil do público que deve ser atingido, realiza a comunicação de forma assertiva e envia leads qualificados à equipe de vendas. Quando o trabalho entre a equipe de marketing e vendas é feito em sintonia, a empresa passa a receber usuários mais propícios a aceitar propostas de venda.

Entrega relatórios que agregam valor ao negócio

Coletar e analisar as informações sobre as campanhas de marketing é fundamental para qualquer negócio. Isso porque, após colocar as suas ações em prática é crucial analisar o que realmente gera resultados. Só assim é possível direcionar os esforços e orçamentos em novas estratégias.

Portanto, além de implementar todos esses trabalhos, a agência também deve realizar uma “prestação de contas”, para justificar o investimento dos seus clientes.

Promove o crescimento do negócio

Para concluir, se você deseja expandir o alcance e o tamanho da sua empresa, é hora de implementar metodologias de marketing digital de maneira profissional.

Sendo assim, as agências podem auxiliar a construir toda a sua imagem e autoridade na internet, utilizando os melhores recursos e investindo nas mídias mais apropriadas para o seu nicho de mercado.

Mas para que isso ocorra, você ainda precisa saber como escolher a agencia de marketing digital que mais se adequam às suas necessidades. Para tanto, veja a seguir como as agências de marketing digital costumam trabalhar e quais as estratégias que costumam ser implementadas.

Como trabalha uma agência de marketing digital?

Como já dissemos anteriormente, o marketing digital não é simples. Dado este cenário, as agências de marketing digital, buscando suprir estas exigências de mercado, montam equipes qualificadas. Consequentemente, com experiência nos constantes métodos de análise e tomadas de decisões que envolvem esta área

Mas, para que você entenda melhor como estes processos são aplicados em sua empresa, utilizaremos, como exemplo, o ciclo PDCA (vide imagem abaixo) aplicado ao marketing digital.

Planejar

Para colocar em prática qualquer estratégia de marketing digital, a agência precisa conhecer muito bem o seu cliente. Portanto, ela deve reunir dados relevantes a respeito dele, os quais vão ajudar a definir os rumos das ações.

Veja algumas das informações indispensáveis para criar um plano de ações para empresas de todo o porte.

Objetivo

Um pequeno empreendimento que está ingressando agora no ambiente digital provavelmente terá objetivos diferentes de uma empresa que já possui uma presença online. Enquanto o primeiro pode desejar aumentar o alcance no Facebook, companhias maiores, consequentemente com mais orçamento, podem desejar uma campanha multicanal mais elaborada.

Enfim, são muitas as razões para iniciar ou fazer a manutenção das suas estratégias de marketing digital. Por isso é indispensável que agência identifique esses objetivos e passe a desenvolver uma estratégia realmente condizente com as necessidades da empresa. Nada a mais, nada a menos.

Persona

Uma vez alinhado os objetivos, é hora de conhecer o público que será atingido. Aqui a agência pode simplesmente recolher informações ou auxiliar, principalmente em casos de clientes que estão iniciando no marketing digital, a criar a buyer persona.

A persona representa o cliente ideal, logo ela é essencial para definir os rumos das suas ações. Ou seja, reunindo todos os dados qualitativos e quantitativos do seu público, a agência de marketing digital proporcionará uma comunicação assertiva e ainda saberá quais canais deverão ser utilizados para isso.

Canais

Por fim, um plano de ação bem elaborado também destaca os canais digitais que serão utilizados. Isso porque, dependendo da presença do seu público ou do seu objetivo, alguns tipos de veiculação se tornam mais efetivos que outros.

Portanto você deverá analisar e selecionar o meio mais relevante para aplicar suas estratégias. Para tanto, veja as três categorias de canais que você pode encontrar no marketing digital.

Cada uma destas formas de mídia auxilia empresas com diferentes condições e necessidades no ambiente digital. Ou seja, as mídias próprias dizem respeito a um trabalho orgânico, porém de longo prazo. As mídias pagas promovem resultados num menor espaço de tempo, mas exigem maior investimento.

Contudo, isso não significa que elas devem ser sempre trabalhadas isoladamente. Uma agência de marketing digital, pode ajudar a gerar visibilidade ao cliente das oportunidades de seguir com mais de um tipo de mídia e estratégia. Por exemplo, criando um conteúdo no blog, impulsionando através de anúncios no Facebook e, assim, garantindo uma série de compartilhamentos espontâneos na rede social.

Desenvolver

Agora que a agência já possui as diretrizes para estabelecer uma comunicação assertiva com o seu público. É hora de começar a colocar em prática suas ações. Mas, como o marketing digital possui várias vertentes, separamos as principais estratégias de acordo com cada condição citada acima.

Produção de conteúdo

Produzir conteúdo é a melhor maneira de tornar-se autoridade no ambiente online. Pensando nisso, as agências de marketing digital criam artigos, infográficos e até vídeos relevantes ao usuário. Para que, assim, sua empresa seja percebida como especialista no nicho de mercado em que atua.

SEO

O SEO facilita a encontrabilidade dos seus conteúdos, logo deve ser alinhado à estratégia anterior. Isso porque, mesmo que você crie textos, imagens e até vídeos de qualidades, eles tornam-se irrelevantes caso possuam baixa audiência.

Portanto, ao trabalhar SEO ou Search Engine Optimization, as agências de marketing digital estão otimizando o seu site e conteúdo para os mecanismos dos principais buscadores online (Google, Youtube, Bing, etc.).

Link patrocinados

Além destes últimos métodos orgânicos, agências especializadas em compra de anúncio também podem promover bons resultados para quem deseja se posicionar na internet. Os links patrocinados, assim como a produção de conteúdo, também possuem seus fatores de ranqueamento. No entanto, eles atuam de forma bem diferente.

Uma vez que você opte por comprar mídia no Google Ads, por exemplo, você poderá ter mais destaque que os resultados orgânicos. Todavia, como essa estratégia promove resultados a curto prazo, o investimento dela costuma ser maior.

Redes sociais

As redes sociais cresceram exponencialmente nos últimos anos, e até por isso não podiam ser deixadas de lado das ações de marketing digital. O Facebook, por exemplo, é uma das mídias mais recomendadas pelas agências.

Além disso, diferentemente de qualquer outro canal, as redes sociais permitem que você trabalhe com mídia paga e própria no mesmo ambiente. Isto é, enquanto as páginas promovem um alcance orgânico, os anúncios, como o Facebook ou Instagram Ads, possibilitam alcançar diversos segmentos de público que muitas vezes ainda não interagem com sua marca.

E-mail marketing

Por fim, a última estratégia, entre as mais recorrentes, utilizada pelas empresas é o disparo de e-mail marketing. Nela a comunicação costuma funcionar de duas formas.

A primeira e geralmente menos efetiva, é a busca de novos visitantes através das estratégias de outbound. Já, a mais utilizada pelas agências, é o disparo de e-mails nas estratégias de inbound marketing, consequentemente com o propósito de gerar valor e preparar os consumidores para a compra.

Checar

Você se lembra quando dissemos que uma das funções das agências de marketing digital é entregar relatórios para os seus clientes? Então, é aqui que eles entram dentro do ciclo PDCA.

Isso porque, após colher as informações para ter assertividade em sua comunicação e, enfim, colocar em prática as ações, é preciso analisar os resultados. Para tanto, saiba que apesar de cada estratégia exibir métricas únicas, existem algumas universais que devem ser consideradas por qualquer agência.

ROI

ROI ou retorno sobre investimento é uma das métricas mais relevantes não só no marketing digital, mas em todo o ambiente empresarial. Em linhas gerais esse dado gera a visibilidade de mensuração dos resultados de cada campanha aplicada.

Portanto o ROI é calculado desta maneira: (Lucro obtido – Investimento/ Investimento total) x 100.

Suponha que a agência destinou 10.000 reais do seu orçamento para as campanhas do Google Ads, que por sua vez tiveram 50.000 reais em vendas.

ROI = (50.0000 – 10.000/10.000) x 100 = 400

Então, neste caso, sua empresa obteve 400% de retorno sobre o investimento inicial. Aqui, claro, não computamos os custos envolvidos, apenas para exemplificar.

Taxa de conversão

Além de vendas, uma conversão pode significar um novo lead, novos seguidores nas redes sociais e muitos outros fatores que dependem do objetivo. Portanto, as taxas de conversões são importantes, pois demonstram o desempenho das suas ações. Essa métrica pode fazer a relação, por exemplo, entre o número de impressões, cliques e a quantidade de clientes adquiridos.

Taxa de rejeição

Em contraponto à taxa de conversão, a taxa de rejeição indicam as ações de baixo desempenho. Uma rejeição é calculada quando o usuário abandona a sua página de entrada. Isso pode ocorrer por uma série de fatores, desde layout até conteúdo irrelevante. Assim esta métrica é uma das relevantes quando precisamos saber o que está dando errado.

Agir

Como você pôde ver na imagem acima, este é o ponto em que se encerra e reinicia o ciclo PDCA. Consequentemente a agência, após ter realizado todos estes métodos anteriores, considera, juntamente com o cliente, novas perspectivas que não foram percebidas anteriormente.

Ou seja, todo o processo se reinicia a fim de melhorar o desempenho das campanhas é preciso fazer alterações e melhorias nas estratégias e até no planejamento, objetivo e até persona da empresa.

Como escolher a agência de marketing digital ideal para o seu negócio

Atualmente é possível se deparar com uma grande variedade de agências de marketing digital, as quais podem disponibilizar uma gama maior ou menor de serviços. Além disso, o envolvimento com o próprio cliente varia de agência para agência.

Desta forma, bem como desenvolver e colocar em prática as ações de marketing digital, muitas agências estão participando ativamente do dia a dia da empresa. Por isso, antes de contratar uma agência, é fundamental saber quais são os serviços oferecidos.

Ou seja, é preciso avaliar cada uma para ver qual vai ao encontro das suas necessidades.

Qual a sua necessidade da sua empresa?

Empresas de todo o porte podem precisar terceirizar algum processo. Portanto, existem agências de marketing digital para atender cada um destes casos. Veja três exemplos para exemplificar melhor estas situações:

Portanto, definindo as necessidades, é possível encontrar agências de marketing digital adequadas ao seu negócio. Assim, para escolher entre elas, você poderá avaliar os profissionais da agência, os serviços prestados, os cases de sucesso e ainda as certificações dela.

Quais resultados esperar de uma agência de marketing digital?

Os resultados desejados devem aparecer de acordo com o número de conversões em vendas ou em leads. Afinal, independente dos seus objetivos, sempre há o desejo de aumentar o faturamento com marketing digital.

Contudo, o tempo para chegar em seus resultados esperados depende de diferentes aspectos. De qualquer maneira, é importante ter em mente que os resultados não são obtidos de uma hora para a outra. E se a sua empresa ainda está engatinhando na implementação destas estratégias, isso pode demorar mais tempo.

Então, o que podemos sugerir é que você sempre acompanhe a evolução através dos relatórios fornecidos, bem como por meio das próprias métricas fornecidas pelo Google Analytics.

Portanto, respondendo à pergunta inicial do artigo, podemos dizer que contratar uma agência de marketing digital vale o investimento. Contudo é preciso procurar uma que atenda às suas necessidades e ainda disponibilize estes dados de desempenho para que você acompanhe os resultados de perto. Boa sorte 🙂