As ferramentas de Visita Gravada capturam a navegação dos visitantes e permitem a reprodução em tempo real do comportamento. As gravações são fonte muito rica de dados tanto para o setor de marketing, quanto para UX (experiência do usuário), elas podem indicar dificuldades ou pontos de rejeição do seu site, melhorando o funil e conversões. 

Então, como elas funcionam exatamente? As ferramentas de gravação registram os visitantes em seu site enquanto clicam, rolam, digitam ou navegam em diferentes páginas da Web, assim ao analisar os vídeos dos visitantes é possível diagnosticar páginas com bug, botões que não funcionam ou imagens que usuário acha que é botão, e até rejeição ao custo de frete, por exemplo.  

Os prós e contras das ferramentas de gravação e replay de sessão de visitantes

 Prós:

Contras:

Abaixo segue lista com ferramentas populares de gravação:

1. Smartlook

O Smartlook é uma solução de análise qualitativa para sites e aplicativos móveis que ajudam mais de 250.000 empresas de diversos segmentos. 

A ferramenta do Smartlook auxilia na análise do desempenho do site com conjunto de recursos exclusivos, te permitindo entender o comportamento do usuário no nível micro. Gravações de visitantes sempre atualizadas mostram o que cada último visitante faz em seu site ou aplicativo, enquanto o rastreamento automático de eventos permite que você saiba como e com que frequência, seus visitantes fazem coisas específicas.

O painel administrativo do Smartlook é de fácil compreensão sendo possível analisar os  vídeos dos visitantes, eventos cadastrados, funil determinado e mapas de calor do site. 

Pacotes:

Acesso ao site através do link: https://www.smartlook.com/

2. Hotjar

Hotjar é uma das ferramentas de gravação de sessão mais conhecidas do mercado. Com este software, os usuários podem assistir gravações de visitantes reais do site enquanto navegam em seu site, incluindo cliques, toques e movimento do cursor. Uma vez que uma sessão é gravada, os usuários do Hotjar podem adicionar tags à gravação, tomar notas sobre as ações do usuário, compartilhar as gravações com colegas e filtrar gravações, como por exemplo, página visitada, página de pouso, página de saída, etc.

Esta ferramenta também permite que o usuário crie mapas de calor, pesquisas personalizáveis e pesquisas de feedback.

Os valores dos pacotes são separados entre pacotes pessoal, para empresas e para agências, sendo indicado os seguintes valores: 

Pacotes pessoal:

Pacotes Empresa:

Acesso ao site através do link: https://www.hotjar.com/

3. Mouseflow

Alternativamente, mouseflow é um dos Players mais antigos entre as ferramentas de gravação de visitantes e replay de sessão. Semelhante ao Hotjar, o Mouseflow rastreia cliques, movimento do mouse, pergaminhos e formulários via replay de sessão. 

Esta ferramenta também fornece mapas de calor que mostram onde os visitantes estão interagindo no site e oferece o Form Analytics, que é um recurso que permite que os usuários vejam por que os visitantes abandonam formulários on-line. 

Os valores dos pacotes são separados entre pagamentos anuais e mensais, sendo indicado os seguintes valores para os pacotes mensais: 

Pacotes mensal:

Acesso ao site através do link: www.mouseflow.com

4. SessionCam

SessionCam é uma ferramenta de gravação permite que assista a gravações de sessões ao vivo do cliente. O feed de API em tempo real desta ferramenta pode ser usado para analisar campanhas de abandono de carrinho ou passar dados de clientes para outras partes do seu negócio. 

Para economizar tempo, a SessionCam usa um algoritmo avançado para detectar dificuldades e, a partir desse algoritmo, cria um Customer Struggle Score (Pontuação para dificuldade do usuário) para as gravações. 

Os valores dos pacotes são separados entre os pacotes starter, business e enterprise, sendo indicado os seguintes valores e funções por pacote: 

Pacote starter:

Acesso ao site através do link: www.sessioncam.com

5. ClickTale

ClickTale é um sistema de análise baseado em nuvem corporativo que coleta gravações de visitantes de sessões móveis ou desktop. 

Os usuários podem filtrar replays de sessão pelo ambiente do usuário, demografia, movimentos do mouse, fontes de tráfego, comportamento na página e muito mais. O cliente tem controle de quais páginas e entrada de texto é gravada. Esta ferramenta também oferece mapeamento térmico, funis de conversão e análise de formulários.

Os preços nao estao indicados no site. 

Acesso ao site através do link: www.clicktale.com

Cada uma dessas ferramentas de gravação de sessão certamente tem suas vantagens e desvantagens, sejam elas preços, ou recursos de análise, etc, mas esperamos que esta lista o auxilie na escolha da ferramenta.